O Estúdio Anexo está localizado onde funcionou o Atelier Victoria a partir da década de 20.
O sobrado construído a pedido de Rudolph W. H. Freudenfeld no início da Avenida Cristóvão Colombo, com quatro andares, é uma expressão notável de beleza estética simples e racional, dividindo opiniões de arquitetos pelo estilo eclético que incorpora elementos neoclássicos e art déco. Contudo, são os janelões da sacada que mais chamam a atencão, proporcionando uma generosa incidência de luz natural.
O estúdio foi projetado para ser o local de trabalho da fotógrafa Frida, herdeira do ofício de retratista de sua família imigrante alemã, composta pelo pai Otto Schönwald e tio Paulo Schönwald. Frida iniciou suas atividades ainda jovem, no Atelier Otto aos 13 anos, participando da Exposição Estadual de Fotografias em 1901 aos 16 anos de idade.
Frida Freudenfeld
Após casar-se com Rudolph Wilhelm H. Freudenfeld em 1906, Frida e a família mudaram-se para Santa Cruz do Sul antes de retornar a Porto Alegre, onde abriram o Atelier Victoria. O filho Rudolph Otto A. Freudenfeld, também envolvido na fotografia, publicou um Manual Fotográfico em 1957 e se tornou representante da Agfa no Rio de Janeiro. As gêmeas auxiliavam a mãe: Hildegard retocava os negativos e Irmgard revelava as fotos na sala escura.
Otto Schönwald
Após a viuvez de Frida em 1937, o Atelier Victoria foi vendido a Henrique Hugo Bernd em 1943, um fotógrafo amador de Novo Hamburgo. Assim como Frida e seu pai Otto, Hugo dedicou-se ao estudo das luzes e sombras, fugindo das fotografias convencionais. Ele atuou até 1946. O Atelier Victoria foi um dos estúdios mais conceituados da capital, preferido por imigrantes e descendentes alemães, famílias abastadas e artistas.
Nossas pesquisas ainda buscam descobrir quem mais se beneficiou do estabelecimento, evidenciado por fotografias da fachada em pleno funcionamento nos anos 70.
Atualmente o Estúdio Anexo revitaliza esse espaço e há mais de sete anos abre suas portas pra fotógrafos locais e de outros estados oferecendo uma proposta inovadora, moderna e colaborativa fazendo parte da história da fotografia no Rio Grande do Sul.
DUARTE, Miguel Antônio de Oliveira. Faça chuva ou faça sol: fotógrafos em Porto Alegre: 1849-1909. Porto Alegre: Evangraf, 2016
DUARTE, Miguel. Photographos no Rio Grande do Sul: 1848-1948. Porto Alegre: Evangraf, 2021.
Henrique Hugo Bernd